terça-feira, 25 de maio de 2010

Dengue no Brasil

No Brasil, existem casos de Dengue desde os tempos coloniais.

Em 1685 registrou-se o primeiro caso da doença, em Recife.

Em 1692 morreram , em Salvador, duas mil pessoas infectadas por Dengue, onde até então achava-se que era apenas uma virose benigna.

De lá para cá, de tempos em tempos vem surgindo novas epidemias. A partir de 1903, Oswaldo Cruz – Diretor Geral da Saúde Pública, na época – iniciou um programa de combate ao mosquito Aedes aegypti, conseguindo erradicar a doença por volta de 1957, até que em 1982 houve nova epidemia no Brasil.

As epidemias de Dengue no Brasil vem crescendo a cada ano.

A doença:

Dengue é uma doença causado por um vírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que ocorre em países de clima tropical, geralmente no verão quando se dá a época das chuvas.

O Aedes aegypti possui algumas características que podem facilitar seu reconhecimento: escuro e rajado de branco; é menor que um pernilongo comum; só pica durante o dia; se reproduz dentro e nas proximidades das habitações, onde houver água parada e limpa (em caixas d´água abertas, vasos, pneus ou outros recipientes que possam acumular água). O período de incubação varia de três a quinze dia após a picada pelo mosquito infectado.

Uma pessoa não transmite o vírus para outra, isso só ocorre se o mosquito fêmea picar uma pessoa infectada e em seguida picar uma pessoa não infectada.

Vale lembrar que o mosquito pode picar qualquer pessoa e não apenas pessoas de baixa renda ou em más condições de saneamento. Até mesmo artistas famosos, políticos entre outras personalidades podem contrair a Dengue.

Nenhum comentário: