quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Plantas Que Modificaram os Cardápios do Mundo

Plantas Que Modificaram os Cardápios do Mundo

O DESCOBRIMENTO da América revolucionou os hábitos alimentares do mundo. Houve um rápido intercâmbio de produtos agrícolas entre o Velho e o Novo Mundo, e muitas plantas cultivadas pelos incas e pelos astecas acham-se atualmente entre os mais importantes produtos agrícolas do mundo.

Batata. Quando os espanhóis chegaram ao Peru, a batata era a base da economia inca. A batata também crescia bem no hemisfério norte, e, dentro de dois séculos, tornara-se o principal alimento de muitos países europeus. Alguns historiadores até mesmo atribuem a este humilde, porém nutritivo, tubérculo o crescimento populacional que acompanhou a revolução industrial na Europa.

Batata-Doce. Colombo se deparou com batatas-doces em sua primeira viagem. Ele as descreveu como um tanto parecidas a “grandes cenouras”, com o “sabor característico das castanhas”. Atualmente, a batata-doce é o principal alimento para milhões de pessoas de grande parte da Terra.

Milho. O cultivo do milho era tão importante para os astecas que eles o encaravam como símbolo da vida. Atualmente, o milho só perde para o trigo em termos de hectares plantados no mundo.

Tomate. Tanto os astecas como os maias cultivavam o xitomatle (chamado mais tarde de tomatl). No século 16, o tomate era cultivado na Espanha e na Itália, onde o gaspacho, as massas e a pizza tornaram-se alimentos favoritos. Entretanto, outros europeus só ficaram convencidos de suas propriedades nutritivas no século 19.

Chocolate. O chocolate era a bebida favorita do governante asteca Montezuma II. Na época em que Cortés chegou ao México, as sementes de cacau, das quais se extraía o chocolate, eram tidas em tão alto valor, que eram usadas como dinheiro. No século 19, quando o açúcar e o leite foram adicionados para melhorar o sabor, o chocolate tornou-se campeão internacional de vendas, como bebida ou como petisco em forma de tabletes.



Nenhum comentário: