quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A pobreza e o meio ambiente

A pobreza está interligada à degradação do meio ambiente. .” Trata-se de um outro trágico círculo vicioso: a pobreza leva à destruição do meio ambiente, que por sua vez perpetua a crescente pobreza.

Cultivar as terras agrícolas até que fiquem esgotadas ou sejam usadas para outro fim é uma prática antiga. O desmatamento (as derrubadas para se obter lenha ou combustível, ou para abrir roçados) também é. Devido ao crescente aumento demográfico no planeta, a situação atingiu proporções críticas.

De acordo com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura, nos últimos 30 anos quase 20% do solo arável do planeta foi perdido, principalmente por falta de verbas e da tecnologia necessária para implantar medidas de conservação. Durante o mesmo período, milhões de hectares de terras se tornaram improdutivos em resultado de sistemas de irrigação precários. E milhões de hectares de florestas estão sendo derrubados todo ano para dar lugar a roças ou para a extração de madeira ou lenha.

Essa destruição está ligada à pobreza de duas maneiras. Primeira: os pobres são com freqüência forçados a explorar o meio ambiente para suprir sua necessidade de alimento e combustível. Como falar de desenvolvimento — que não comprometa o meio ambiente ou o bem-estar das gerações futuras — aos famintos e pobres que se vêem forçados a explorar os recursos naturais para a sua sobrevivência agora. Segunda: os ricos com freqüência exploram os recursos naturais dos pobres por lucro. Assim, a destruição dos recursos naturais pelos ricos e pelos pobres aumenta a pobreza.

Nenhum comentário: