quarta-feira, 14 de abril de 2010

HISTÓRIA DA INTERNET - Parte 1

A Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro, que têm em comum um conjunto de protocolos e serviços, de forma que os usuários a ela conectados podem usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.
A Internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency) com o objetivo de conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. Essa conexão iniciou-se em 1969, entre 4 localidades (Universidades da Califórnia de Los Angeles e Santa Barbara, Universidade de Utah e Instituto de pesquisa de Stanford), e passou a ser conhecida como a ARPANET.
Esse projeto inicial foi colocado à disposição de pesquisadores, o que resultou em uma intensa atividade de pesquisa durante a década de 70, cujo principal resultado foi a concepção do conjunto de protocolos Que até hoje é a base da Internet, conhecido como TCP/IP.
No início da década de 80 a ARPA iniciou a integração das redes de computadores dos outros centro de pesquisas à ARPANET; nessa mesma época foi feita na Universidade da Califórnia de Berkeley, a implantação dos protocolos TCP/IP no Sistema Operacional UNIX, o que possibilitou a integração de várias universidades à ARPANET.
Em 1985, a entidade americana NSF (National Science Foundation) interligou os supercomputadores de seus centros de pesquisas, o que resultou na rede conhecida como NSFNET, que em 1986 foi conectada à ARPANET; o conjunto de todos os computadores e redes ligados e esses dois backbones (espinhas dorsais de uma rede) passou a ser conhecido oficialmente como INTERNET.
Em 1988 a NSFNET passou a ser mantida como o apoio das organizações IBM, MCI (empresa de telecomunicações) e MERIT (instituicao responsável por uma rede de computadores de instituições educacionais de Michigan), que formaram uma associação conhecida como ANS (Advanced Network and Services).
Em 1990 o backbone ARPANET foi desativado, criando-se em seu lugar o backbone DRI ( Defense Research Internet); em 1991/1992 a ANS desenvolveu um novo backbone, conhecido como ANSNET, que passou a ser o backbone principal da Internet; nessa mesma época iniciou-se o desenvolvimento de um backbone europeu ( EBONE), interligando alguns países da Europa à Internet.
A partir de 1993 a Intenet deixou de ser uma instituição de natureza apenas acadêmica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas (PSI, UUnet, Sprint,...) como para fornecimento de serviços diversos, abertura essa a nível mundial.

Nenhum comentário: