sexta-feira, 16 de abril de 2010

HISTÓRIA DA INTERNET - Parte 2

A INTERNET NO BRASIL

A Internet chegou ao Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP – FUNDAÇÃO DE Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e LNCC – Laboratório Nacional de Computação Cientifica).

Em 1989 foi criada, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, a Rede Nacional de Pesquisas (RPN) , uma instituição com os objetivos de iniciar e coordenar a disponibilização de serviços de acesso à Internet no Brasil; como ponto de partida foi criado um backbone conhecido como a backbone RNP, interligado instituições educacionais à Internet.

Esse backbone inicialmente interligava 11 estados a partir de pontos de presença (POPPoint of Presence) em suas capitais; ligados a esses pontos foram criados alguns backbones regionais, a fim de integrar instituições de outras cidades à Internet; como exemplos desses backbones temos em São Paulo a ANSP (Academic Network at São Paulo) e no Rio de Janeiro a Rede Rio.

A explosão comercial da Internet foi iniciada em dezembro/1994 a partir de um projeto-piloto da Embratel, onde foram permitidos acesso à Internet inicialmente através de linhas discadas, e posteriormente (abril/1995) através de acessos dedicados via RENPAC ou linhas E1.

Em paralelo a isso, a partir de abril/1995 foi iniciado pela RNP um processo para a implantação comercial da Internet no Brasil, com uma série de etapas, entre as quais a ampliação do backbone RNP no que se refere a velocidade e número de POP’s, a fim de suportar o trafego comercial de futuras redes conectadas a esses POP’s; esse backbone a partir de então passou a se chamar Internet/BR.

Uma primeira etapa de expansão desse backbone foi concluída em Dezembro/1995, restando ainda a criação de POP’s em mais estados; além disso, algumas empresas (IBM, UNISYS, Banco Rural) anunciam ainda para o ano de 1996) a inauguração de backbones próprios.

Nenhum comentário: